segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Mais que Servos: Amigos de Deus

João 15:15 “Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer”

Servir a Deus deveria ser o maior privilegio para nós Cristãos, mas infelizmente muitos não sentem prazer ou não gostam de servir a Deus. A palavra de Deus em I Coríntios 7:22-23 fala: "Porque o que é chamado pelo SENHOR, sendo servo, é liberto do SENHOR; e, da mesma maneira, também o que é chamado, sendo livre, é servo de CRISTO. Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens".
Quando refletimos esses dois versículos podemos entender exatamente o desprazer de muitos. A Palavra fala que antes éramos escravos do mundo, a partir do momento que somos libertados pelo Senhor o nosso preço foi pago pela morte de Jesus, ficamos livres do mundo, libertos da escravidão do pecado e passamos a ser Servos de Deus. Mas agora que vem o grande problema: a maioria dos cristãos não vivem como Servos de Deus e sim como Próprio dono, precisamos pensar se somos ou não servos.
Jesus é chamado pelos profetas de "o Servo do Senhor", podemos ver também o perfil de Jesus como servo no Evangelho de Marcos. Na condição de servo por excelência, em Mateus. 4:10 Jesus faz a citação do primeiro mandamento dizendo, “ está escrito ao Senhor teu Deus adorarás e só a ele servirás”.
Servir a Deus não é simplesmente ir à igreja todo o domingo dar uma oferta para igreja ou para pessoas carentes e depois voltar para casa como nada e viver no mundo sem compaixão das pessoas que nos cercam (família, igreja, pessoas que precisam ouvir a Palavra). Existem pessoas que precisam da nossa ajuda, que precisam do nosso dom. Todos nós temos um dom e Deus nos deu para que pudéssemos usar servindo uns aos outros, seja numa simples palavra de conforto para aquele que precisa, ou ajudando a igreja com seus serviços, ou na nossa célula. Em Efésios 4:11-12 fala justamente isso que temos dons e que eles são aperfeiçoados para edificação do Corpo de Cristo, ou seja, quando usamos nossos dons para ajudar estamos edificando a Igreja do Senhor.
Servir é um verbo e vejamos os seus significados:
                  1.transitivo
      consagrar-se ao serviço de; cuidar de; cumprir deveres ou funções; dar ou ministrar; estar ao serviço de; estar às ordens de; prestar bons ofícios a; prestar serviços; pôr na mesa (iguaria ou refeição); ser criado de; ser útil a;
                  2.intransitivo       dar serventia; exercer função; prestar serviços militares; ser criado; ser favorável, conveniente a; ser militar; ser útil; ter préstimo; ter serventia;
(fonte:http://pt.wiktionary.org/wiki/servir)
Baseado no conceito de servir, Servir a Deus é se consagrar antes de servir, cuidar de vidas, ser submisso a autoridades (pais, lideres, pastores, etc), falar da palavra de Deus, ter disposição a Deus, usar nossos dons para edificação do Corpo de Cristo, ser disponível para Deus, ser um vaso nas mãos de Deus, enfim é seguir o exemplo de Jesus que "não veio para ser servido, mas para servir e para dar a sua vida em resgate de muitos (Mt 28:28)." 
Abraham Lincoln disse: “quem não vive para servir, não serve para viver.”
Galatas 5:13 "Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor."
Assim como Jesus fomos chamados para ser servos, Ele nos tirou da escravidão do pecado e nos transformou em servos de Deus, mais não somos escravos Dele somos: Amigos. João 15:15 “Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer”.

Eduardo Prazeres
Discipulador - Geração Rio de Deus - Rede Mais Que Canções

Nenhum comentário:

Postar um comentário